TRUMP : VITÓRIA DO FASCISMO NOS ESTADOS UNIDOS

Ideias fascistas, práticas fascistas internas e externas nunca faltaram aos Estados Unidos. Aquilo que os ideólogos do capitalismo chamam de “a maior democracia do mundo”.

Com a vitória de Trump, o fascismo se escancara naquele país. É a vitória do ódio e do preconceito contra os imigrantes, contra os negros, contra latino-americanos, contra os muçulmanos, contra a luta das mulheres, contra os movimentos sociais em luta por direitos…

Vitória do fascismo, a mais terrível das mentiras que a burguesia usa para enganar o povo, levando-o a acreditar que a causa de sua pobreza e das humilhações de que é vítima não está na natureza do sistema capitalista. Uma forma de inversão da realidade.

Trump, durante toda sua campanha política, como todo enganador fascista, dizia a milhões de analfabetos políticos que empresas estadunidenses – que têm investido em outros países, como a China – terão de investir, obrigatoriamente, apenas nos Estados Unidos, para, por aí, resolver o problema de desemprego no país. Falava, sem ruborizar-se, como se um presidente tivesse condição de impor regras ao poder real, o poder do conjunto de capitalistas de todos os tipos. Descaradamente, ocultava o fato incontestável de que, no capitalismo, quem de fato manda é o capitalista. Mais uma forma insolente para ganhar votos de milhões de vítimas de um sistema de máxima concentração de riquezas, num lamentável quadro em que os Estados Unidos aparecem como o mais desigual, em termos sociais, dos chamados países de economia mais desenvolvida do mundo. Como grande capitalista, conseguia esconder de tanta gente que, na verdade, sua candidatura era a candidatura de seus próprios interesses e dos do conjunto de capitalistas. Como todo farsante fascista, fazia campanha com discurso apoliticista, para esconder seus verdadeiros propósitos de representante dos exploradores da maioria absoluta da população de seu país e do próprio mundo.

O enganador fascista é o mais perigoso e radical dos farsantes da burguesia, da era do capital privado monopolista. É capaz de qualquer ardil, ilimitadamente, para atingir seu objetivo e o dos interesses que representa. Hitler, inimigo monstruoso de comunistas e socialistas, chegou ao ponto de chamar seu partido de socialista, para enganar milhões de almas obscurecidas, levando-as a defender o sistema que as escravizava.

A vitória de Trump nos Estados Unidos deixou fascistas de todo o mundo em festa. Os fascistas que participaram do golpe de 17 de Abril passado, no Brasil, estão em êxtase.

A esperança é que as forças de esquerda e democráticas se unam para derrotá-los.

Marcelo Fonseca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: