A CLASSE MÉDIA DE SÃO PAULO ESTÁ PERDIDA ?

Uma boa parte da classe média de São Paulo votou contra Dilma, alegando insatisfação com a corrupção. Não entendi nada! Ora, se a razão é essa, deveria votar em branco, pois votar na união do PSDB com o DEM não é ficar contra a corrupção: qualquer pessoa com um mínimo de informação sobre a política no Brasil sabe disso. Só um inocente não percebe isso. E o mensalão do DEM, causador da prisão de um de seus governadores? E o mensalão do PSDB já velho conhecido de todos nós? E os escândalos do Metrô, em que políticos do PSDB, durante governos deste partido, são acusados de terem recebido propinas para beneficiar empresas, inclusive através de carteis. Denúncias  que José Serra e Alckmin se recusaram a apurar, proibindo que sua bancada de deputados votasse em mais de uma CPI solicitada para apurar tais denúncias. E os escândalos no governo FHC, como a denúncia da compra de votos para aprovar a reeleição, denúncias de recebimento de propinas durante a privatização de estatais, verdadeiramente doadas a multinacionais?

Perguntas a tal setor da classe média paulista: não é imoral votar em candidatos que, quando eram governadores do Estado de São Paulo, bloquearam a criação de CPIs para a investigação de crimes de que eram acusados políticos e o governo de seu partido? E, se Serra e Alckmin cometeram esta imoralidade, não permitindo que o povo conhecesse as denúncias de corrupção ocorrida em seu governo, votar neles agora, para governador e senador, não é um ato imoral, conscientemente ou não?

Se um governo, ao receber denúncia de que alguém de sua administração praticou corrupção, através de propinas e outros meios, nada faz para a investigação do fato, aí sim, ele deve ser condenado moral e politicamente pelo conjunto de cidadãos. Mas, você, parte da classe média paulista, ao invés de reprovar a conduta de Serra e Alckmin, acabou por aprová-la com milhões de votos, elegendo-os. Apoiou o crime moral de governos de se recusarem a fazer a investigação de denúncias de corrupção contra si e seu partido.

É lamentável que tenham acontecido, também no governo do PT, casos de corrupção, mas Dilma e Lula não podem ser acusados de imorais nestes episódios, porque nada fizeram para bloquear CPIs e investigações outras para apurar denúncias, o que resultou na prisão de acusados. Em última instância, é o que um governo pode e deve fazer no combate à corrupção. Que ninguém me venha falar que votou contra a corrupção, trocando Suplicy por Serra, sabendo, repito, que este inviabilizou a criação de CPIs, para apurar denúncias contra seu partido e governo. Acho que os não-inocentes, os não-equivocados, que votaram por razão ideológica, que acham ser inaceitável que Lula e Dilma tenham melhorado a situação de milhões de brasileiros, inclusive da classe média em geral, deveriam deixar claras as suas reais motivações, principalmente, as preconceituosas. Deveriam dizer que se opõem ao que a maioria do povo conquistou com os governos Lula e Dilma, porque acham que só uma minoria tem direito à vida, porque acham que o Brasil não deve ser um país soberano, mas uma espécie de nova colônia.

Não sou petista, luto por um governo mais avançado do que o do PT, mas acho que o retorno de um governo do PSDB (partido a serviços de banqueiros, doador de patrimônios públicos a grupos privados), em composição governamental com o DEM (partido do velho coronelismo, de um Brasil semifeudal), seria um retrocesso, passos atrás. Na luta de um povo, é necessário um mínimo de patriotismo. Logo, sou contra um partido que, quando no governo, cometeu políticas de lesa-pátria, que não tirou nenhuma pessoa da linha de pobreza, que deixou um índice de desemprego de 13%. Não quero que aconteça com o Brasil o que se dá, no momento, com a Espanha, Grécia, Portugal, em que políticas da mesma linha das do PSDB e DEM vêm deixando milhões de trabalhadores e de gente da classe média em situação de amargura.

Roberto Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: