REVOLTA DE RICO

Andava eu pela Alameda Santos, ao lado da Av. Paulista. De repente me deparo, numa esquina, acompanhadas de dois cachorrinhos peludos, com duas mulheres, até que mais ou menos bonitas, lá com os seus mais de trinta anos. Falavam alto e me pareciam bastante irritadas. Soltavam o verbo! Diziam que todo político é ladrão, corrupto… O governo era o mais atacado. De fato estavam revoltadas. Reclamavam em sequência. Não paravam. Chamavam os trabalhadores do Metrô de grevistas vagabundos, que não querem trabalhar, querem ganhar o que não merecem… Diziam que a polícia deveria matar “esses ladrõezinhos sem-vergonha que andam roubando pelas ruas.”

Aí veio a vez das empregadas domésticas. Uma delas, em voz alta: “não aguento mais, agora vêm uns tais direitos para as domésticas, não sei se mando a minha embora… bom, gosto muito dela, é muito boazinha, não é desses tipos que andam reclamando. Mas, logo vem o sindicato e põe coisas na cabeça dela… situação difícil a minha. É que meu apartamento é muito grande, com várias suítes… mais despesas para meu marido. Coitado!” A outra rebelde não deixou por menos. Era a vez da Bolsa-Família: “e este governo aí, gastando nosso dinheiro, pago com nossos impostos, com esta tal de Bolsa-Família, dando dinheiro para um monte de vagabundos que não querem nada com o trabalho, você viu o que saiu na televisão?”

Diziam as indignadas que não aguentam mais o aumento do custo de vida. A que falava mais alto: “tá tudo muito caro, fico louca com esta carestia, apenas com o Marlon, esta lindeza de cachorro, já gastei quase dois mil reais só este mês.” A outra, insatisfeita: “daqui a pouco ninguém vai poder ter um bichinho de estimação em casa… não sei onde vai parar esta situação!”

Uma pausa. As descontentes, de rosto fechado, começaram a andar, caladas. Lá iam elas, cada uma com o seu cachorrinho. E os bichinhos pareciam ter entendido os brados das duas valentes. Balançavam o rabo e davam latidinhos. Aí elas começaram a rir.

Alberto Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: