A IDEIA DE COMUNISMO (Juan Barreto)

A crise econômica em evidência vai-se tornando uma crise política: greves em toda a Europa, acompanhadas de todos os tipos de resistência e desobediência civil, que se somam a pequenas explosões aqui e ali.

Antes, os meios de comunicação desdenhavam, minimizavam e ridicularizavam a mudança climática, considerando-a apocalíptica. Agora, em consequência da contundência dos acontecimentos, veem-se obrigados a considerá-la. Da mesma forma, a atual crise começa a impactar a consciência universal e reordena a visão de mundo, colocando as coisas no seu devido lugar. O debate atualiza a discussão sobre a construção de um novo socialismo. Faz apenas alguns anos, criticar as desregulamentações, as privatizações, como também as suas consequências, era considerado uma heresia, um disparate para o mundo acadêmico dominante e para a maioria dos grandes jornais e redes de televisão.

Faz tempo, após a tomada de algumas medidas nos Estados Unidos, para o controle do mercado financeiro, ‘Newsweek’ aparecia com a seguinte ironia: “Agora somos todos socialistas”, não sem por em dúvida a autoridade e autonomia do capital financeiro. O “prestigioso” meio de comunicação estadunidense aceitava a necessidade de que se adotassem controle e regularizações estatais “de linha keynesiana ou socialista”. Propriedade privada ou estatal, “claro, com limitação, evitando que se chegue à propriedade comum, pois isso seria comunismo”.

Não se trata apenas de cinismo, mas também da corrupção da língua, buscando ocultar o temor da grande mídia de que as coisas mudem. Não satisfeitos apenas com o desprezo que dão a conceitos, como “democracia”, “liberdade”, “cidadão”, converteram a ideia de comunismo em uma palavra sem sentido; espécie de monstro malfeitor, que precisa ser exorcizado, que as pessoas devem benzer-se ao falarem dele.

Já dizia Marx: ”viver como comunista é realizar uma vida em comum”; o que vai além das palavras. O socialismo é a prática cotidiana do comunismo como movimento real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: