JAMES PETRAS: “AS ELEIÇÕES NA VENEZUELA CAUSAM IMPACTO EM TODOS OS PAÍSES EM REBELDIA NO MUNDO”

Como Chávez representa realmente a consciência social das grandes maiorias da América Latina, fator decisivo para a definição de independência frente ao imperialismo norte-americano, existe muita coisa em jogo em relação às eleições na Venezuela”, afirmou o sociólogo estadunidense, James Petras, na segunda-feira passada (2/7), em CX36, Rádio Centenário. Petras salientou que, embora tudo indique que Chávez será reeleito em 7 de outubro, a direita age com o apoio dos Estados Unidos, procurando penetrar nos bairros populares.

 

UMA ELEIÇÃO ESTRATÉGICA PARA A AMÉRICA LATINA E OUTRAS REGIÕES

Para o sociólogo estadunidense, as eleições de 7 de outubro causarão grande impacto no continente, ”me parece muito importante, neste momento, porque as eleições na Venezuela causarão grande impacto na América Latina”.

Petras ressaltou: “Como Chávez realmente representa a consciência social das grandes maiorias da América Latina, como um dado decisivo para a independência frente aos Estados Unidos, há muitos elementos em jogo nas eleições na Venezuela, que vão além do que vai acontecer internamente no país”.

Afirmou que “Chávez criou um fundo de financiamento de projetos sociais na América Latina, que tem sido usado através de investimentos em Saúde, Educação, nos países do Caribe e também nos andinos. Além disso, suas críticas ao imperialismo norte-americano procuram neutralizar o avanço do imperialismo no Uruguai, Brasil e em outras partes. É um contrapeso”.

“Por isso, é uma eleição estratégica para a América Latina e outras regiões do mundo”, ressaltou.

 

GOVERNO BOLIVARIANO, EXEMPLO PARA OS POVOS DE TODO O MUNDO

Para James Petras, o Governo Bolivariano, encabeçado pelo presidente Chávez, é um exemplo para os povos de todo o mundo, que vêem nele uma saída face à crise do capitalismo que o Planeta vive.” Por exemplo, na Grécia, o candidato a Primeiro Ministro, que terminou em segundo lugar, disse que seu modelo de governo para a Grécia é o de Chávez. Acrescentou: “Conversamos com árabes e muçulmanos do Oriente Médio. Eles também fazem alusão ao exemplo de Chávez, que combina independência, democracia e programas socializantes. É um modelo para eles”, afirmou.

“Portanto reitero: as eleições na Venezuela, não só provocam impacto para o povo venezuelano, mas também a todos os povos latino-americanos e a todos os povos em rebeldia, da Grécia até o Oriente Médio”.

 

DIREITA VENEZUELANA RECEBE APOIO DOS ESTADOS UNIDOS

Petras chamou a atenção para o fato de que é necessário levar em conta a ajuda milionária que o candidato da direita vem recebendo, com o objetivo de diminuir as diferenças que as pesquisas apresentam, em que o presidente Chávez leva ampla vantagem.

“Nesse aspecto, devemos ver esta eleição como a mais importante nos próximos anos. Felizmente, até este momento, as pesquisas e estimativas demonstram que Chávez tem uma margem substancial de dois dígitos sobre Capriles, o candidato da direita, apoiado pelos Estados Unidos”, comentou.

Segundo o sociólogo, a oposição a Chávez mudou de estratégia eleitoral, buscando conquistar os setores populares, com o apoio milionário provindo dos EUA. ”Por exemplo, a AID, uma organização tida como de ajuda, canaliza milhões de dólares para a oposição; faz campanha porta a porta. A direita mudou de estratégia, buscando avançar nos bairros populares, através de um exército pago para fazer campanha contra Chávez; com pouco resultado até agora. Porém, é um fato que deve ser levado em consideração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: