SERRA OU DILMA ?

O momento exige patriotismo, um mínimo de compromisso com o nosso povo. E ser patriota e comprometido com a nossa gente, ao nosso ver, é votar contra o pior. E quem se propôs a ser o candidato do que há de pior no Brasil é Serra. Como explicar isso?

Serra é continuador da política de Fernando Henrique Cardoso, responsável por uma política econômica que levou boa parte da classe média assalariada ao desemprego e à falta de crédito para pequenos negócios; que deixou o país com uma inflação alta e um índice de 15% de desocupação no mercado de trabalho; que causou a morte de milhares de pequenas empresas; que, não só privatizou empresas estatais estratégicas, mas também as subavaliou, no momento de sua entrega a grupos econômicos, usando moedas podres para isso, sendo que no caso da Vale do Rio Doce, na realidade, o que fez foi uma verdadeira doação a empresas privadas, vendendo esta mineradora (na época, já a segunda maior do mundo) por uma ninharia de 3 bilhões de dólares; que fez de tudo para entregar à Shell e outras multinacionais do petróleo a Petrobrás, conquista heróica de nosso povo nos anos 40 e 50; que congelou salários, inclusive o salário mínimo, que não chegou a 100 dólares; que defendeu uma relação internacional do nosso país com outros povos subordinada aos interesses dos EUA e outras potências; que fez a taxa de juros chegar a 45%, impossibilitando o mínimo de crescimento econômico; que destruiu toda a nossa indústria naval, obrigando a Petrobrás a comprar equipamentos para sua atividade fora do país, provocando lucros e empregos no exterior e desemprego e perdas econômicas no Brasil; que congelou gastos com educação e saúde com intuito de apenas atender ao jogo do poder econômico; que tratou os movimentos sociais e sindicais em geral como casos de polícia.

Além de tudo isso, Serra é aliado do DEM (ex-PFL), um dos piores setores da chamada oligarquia brasileira, mais do que ninguém herdeiros da ditadura militar e de tudo que esta representava, partido que defende como nenhum outro a concentração da terra nas mãos de uns poucos, situação em que têm ocorrido casos de trabalho escravo; setor que acha que os recursos do Estado devem ser colocados a serviço de grupos econômicos nacionais e estrangeiros, obviamente com aversão a qualquer política de melhora da situação sócio-econômica da maioria absoluta do povo brasileiro. Dito isto, fica claro que Serra é retrocesso, passos atrás.

E Dilma? Claro, Dilma não é a candidata de nosso sonho, nem tampouco o governo que ele representa, mas ela significa algum avanço, ainda que modesto. É também responsável por um governo muito melhor que o governo de FHC em todos os aspectos:

O país passou a crescer economicamente; uma maior atenção a problemas sociais; uma diplomacia que não se submete a imposição de potências, melhorando nossas relações com todos os povos, em particular, com a América Latina; se não desprivatizou, em geral, também não deu continuidade a privatizações, salvando empresas como a Petrobrás e estatais financeiras como a Caixa Econômica Federal, Banco de Brasil e BNDS, sem as quais não haveria créditos para que o país tivesse condições de enfrentar a crise econômica que afetou os EUA e outras grandes economias; ainda que não tenha criado uma empresa pública na área da indústria naval, ao menos, fez retornar, com sucesso, este tipo de atividade ao país, criando empregos; melhorou significativamente a melhora do crédito para a agricultura familiar e outros pequenos investimentos e, tendo ocorrido crescimento, houve algum ganho real no conjunto dos salários; gastou mais com a Educação e Saúde; melhorou a situação econômica da classe média e não tem tratado os movimentos sociais como caso de polícia.

Votar em Dilma é combater o retrocesso, evitando que o mínimo conquistado pelo povo vá por água abaixo. Quem quer transformar a sociedade, na luta por um mundo com o máximo de igualdade, é sempre a favor de um passo adiante, por menor que ele seja.

Comitê Bolivariano de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: