Movimento Bolivariano no Brasil

Existem várias organizações bolivarianas no Brasil. Deveria haver mais, porém, ainda ocorre resistência, de certa forma ideológica, à figura de Bolívar e de outros libertadores e revolucionários da chamada América Espanhola, como se o nosso país não fosse uma nação latino-americana, com características históricas, e mesmo culturais, semelhantes às dos demais povos da América Latina. Isso vem dificultando o trabalho de unidade dos povos do nosso continente, inclusive, deixando de lado o papel que o Brasil poderia desempenhar nesse sentido, pela sua importância econômica e territorial na região.

O Comitê Bolivariano de São Paulo entende que obstáculo é para ser removido, por isso, não abre mão de dar continuidade ao debate sobre como desenvolver, em termos teóricos e práticos, a busca de unificação da gente latino-americana, compreendendo, de antemão, que se equivoca qualquer setor das forças populares, quando acha que o Mercosul, ou a Anasul, tem papel estratégico na luta pela integração da América Latina, esquecendo-se de que esses organismos não vão além da lógica de mercado. Acha que são iniciativas, como a ALBA, que devem ser discutidas e entendidas, devido ao seu caráter de organismo estrategicamente amparado, não só em ações de governo, mas também, de forma fundamental, no protagonismo dos movimentos sociais organizados.

O Comitê entende também que, quando forças em luta de mudança se recusam a participar da discussão sobre o conceito de Socialismo do Século XXI, cometem outro erro, independente da complexidade desse debate e suas implicações práticas e teóricas, contribuindo para o isolamento do processo revolucionário da Venezuela, berço de tal proposta.

Lamentavelmente, mesmo entre os bolivarianos brasileiros tem-se subestimado tal debate, uns, porque acham que a identidade cultural é motor da união dos povos do continente, porque pensam que a questão do socialismo passa estrategicamente pelo nacionalismo, como uma forma de transição para a revolução socialista. Ora, o nacionalismo avançado pode abrir as primeiras portas para o socialismo, mas não necessariamente.

Há ainda uma visão equivocada de que a luta pela unidade latino-americana não está ligada ao trabalho de unidade popular em cada país, não compreendendo que aquela é o fortalecimento desta e que esta é fortalecimento daquela, já que nenhum processo revolucionário, em nosso continente, tende a vingar de maneira isolada, a não ser por pouco tempo. Na realidade, a ação unitária de cada povo e o trabalho de unidade de todos os nossos povos, em conjunto, são inseparáveis.

O movimento bolivariano brasileiro e sua participação na luta do povo

Sobre as lutas do povo brasileiro, o Comitê Bolivariano de São Paulo entende que é dever de todo bolivariano participar de movimentos sociais, contribuindo para sua unidade e vitórias, demonstrando que, sem essa união, não é possível a derrota da classe dominante, nem em nosso país, nem na América Latina e, neste caso, concorda com aqueles que acham que, quem nada faz pela unificação de seu povo, não contribui para a unidade de todos os povos latino-americanos. Por isso, o Comitê procura participar, principalmente, de lutas decisivas para unir a nossa gente, como a luta na defesa de riquezas estratégicas, como petróleo, energia, e outras, compreendendo que a luta pela soberania nacional não é a batalha pelo socialismo, mas pode unir milhões de pessoas, dando o primeiro passo nessa direção. Aliás, toda luta de um socialista, independentemente de sua especificidade, é um momento da luta pelo socialismo.

Comitê Bolivariano de São Paulo

Anúncios

Uma resposta to “Movimento Bolivariano no Brasil”

  1. Carlos Says:

    O que pensam da polêmica contida neste texto sobre Bolívar?

    http://www.diarioliberdade.org/opiniom/opiniom-propia/26591-sim%C3%B3n-bol%C3%ADvar,-o-grande-mito-latino-americano.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: