CHILE – LUÍS EMILIO RECABARREN (1876-1916)

Dirigente operário, fundador do Partido Comunista do Chile, Luís Emilio Recabarren Serrano, nasceu em 6 de julho de 1876, em Valparaíso. Sempre indignado com as injustiças sociais, em 1894 integrou o Partido Democrático do Chile, o qual, naquele momento, representava os setores mais avançados da sociedade, única organização política popular daquele tempo. Nesse partido, Recabarren representava o setor socialista. Tendo estado à frente do jornal O Trabalho, ao fazer artigo criticando a situação da classe operária no país, foi preso por oito meses. Eleito deputado, em 1905, não pôde tomar posse porque se negou a jurar seu cargo por Deus.

Após esse fato, ele fundou o Partido Democrático Doutrinário, que se declarou democrata e socialista. Ainda em 1905, os tribunais o condenaram à prisão, decidindo ele viver na Argentina, integrando as fileiras do Partido Socialista, tendo logo defendido a criação de um partido revolucionário, capaz de estar à frente das lutas da classe operária. Depois de alguns anos, retornou ao Chile, tendo sido levado para a prisão durante 18 meses. Após várias atividades em seu país, em 1918 retorna à Argentina, participando da fundação do Partido Comunista Argentino, fazendo parte de sua primeira direção. De volta ao Chile, Recabarren participa do Terceiro Congresso do Partido Operário-Socialista, contribuindo para a mudança de nome do POS para Partido Comunista do Chile. Após ter sido um líder exemplar das lutas operárias, Recabarren, aos 40 anos, suicida-se.

Um revolucionário inesquecível, tendo estado sempre na memória dos oprimidos e explorados do Chile. É o mais importante educador de massas da história desse país. Usou todos os meios possíveis em sua época para educar, unir e organizar a classe operária em seu partido revolucionário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: